O que é Fanzine?

Por Fabrizio Yamai

A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais.

Por seu conteúdo depender exclusivamente da paixão do fanzineiro – é como são chamados as pessoas que publicam fanzines – pelo tema abordado, praticamente existem fanzines sobre qualquer tema que você puder imaginar: ficção-científica, música, literatura, culinária, aeronaves, e inúmeros outros, abordados sob as mais diversas formas: contos, poesias, documentários, quadrinhos e entre outros.

Por Fabrizio Yamai

A qualidade de um fanzine varia muito. Existem fanzines confeccionados artesanalmente, fanzines reproduzidos à base de fotocópia, fanzines impressos em gráficas, fanzines preto e brancos, fanzines coloridos, fanzines digitais… são tantos tipos de fanzine que é impossível listar todos eles aqui.

Mas o que todos eles têm em comum é o fato de não serem distribuídos em bancas ou livrarias e de terem tiragens limitadas. Isto é: os fanzines são raros. Somado com o fato do seu conteúdo ser exclusivo (você não encontra em mais nenhum outro lugar), o fanzine acaba se tornando especial.

Por Fabrizio Yamai

Se os fanzines não são distribuídos em bancas, como se faz para adquirir um deles?

Para isso existem as feiras de fanzines, que reúnem fanzineiros de diversas regiões do país para divulgar o seu trabalho e comercializar as suas publicações. Elas geralmente acontecem dentro de convencões temáticas e atraem um público cada vez maior de leitores.

O FANZINE EXPO é uma dessas feiras, e é um ótimo lugar para adquirir fanzines de todo o Brasil.

Por AnimeDo

De um modo geral o fanzine (ou zine para os íntimos) é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente “revista do fã” (fanatic magazine). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada revista alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.

Assim, são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos , reprodução de HQ’s antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.

Os fanzines são o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propõem a veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural.

Anúncios
  1. Fui fanzineiro numa boa parte dos anos 90. Até hoje conservo algumas publicações desta época e mais aquelas que adquiri com outros zineiros. A maioria era contra o sistema capitalista e matérias punks, e o que me atraia era o estilo despojado e um tanto marginal do material, sem abrir mão da qualidade da informação.
    Parabéns a equipe por este blog, realmente bem feito e com conteúdo extremamente interessante!

  2. achei muito legal td que vcs postaram !!

  3. Adorei essa página pois explica muito bem, não vejo a hora de ter o meu fanzine ❤

  4. laysa de cassia ferriera elias

    o fanzines è muito legal dise com viver…O fanzine Hà algo nos zines; pode-se dizer que fazer um zine è um estilo de vida.Quem publica um fanzine tem atitude; não fica esperando
    as coisas acontecerem, pois um zineiro é responsável por todas as etapas do trabalho e tem prazer em compartilhar suas ideias e arte.

  5. laysa de cassia ferriera elias

    O fanzine é muito legal kkkkk

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ..gostei kkkkkkkkkk

  7. Adorei essa página pois explica muito bem, não vejo a hora de ter o meu fanzine ❤

  8. Yo pessoal…eu sou desenhista e perdidamente apaixonado por cultura japonesa e louco por anime e mangá achei super interessante o pssoal aq falando sobre fanzines q acho q deveria ser uma font d dscoberta d novos talentos…aq fik meu comentário/apelo:vamos atentar aos talentos q o Brasil têm. ..abraço. ..se quiserem entrem em contato….fvictor693@gmail.com. ..sem mais.

  9. fanzine é muito legal

  10. ‘Gostei muito de saber um polaco mais sobre fanzine’!

  11. oi gente amei ese site muito bom e amo anime por exemplo tokyo ghoul

  12. Parabéns pelo Blog, edito um Fanzine desde Novembro de 2000. Neste fui um pouco além e montei um sobre minha região e nele variedades de assuntos.
    Através deste trabalho faço parcerias em trabalhos sociais realizados na região.

  13. THIAGO SANTOS LEMOS

    Tô produzindo coisa nova aguardem

  1. Pingback: Mercado de Trabalho para Desenhistas de Quadrinhos e Ilustrações de Humor - Daniel Moscardo - Já pensou hoje?

  2. Pingback: Projeto Cibercultura 2014.2 – Convergência | Cyber Conscience

  3. Pingback: Oficina Educomunicação – parte III – Fanzines | TáEscrito

  4. Pingback: Mercado de Trabalho para Desenhistas de Humor – Empreendemundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: